Podcast Addict – Player de feed RSS para Podcast.

Gosto muito de ouvir Radio, aqui em São Paulo na Capital faz pouco tempo que a 89 Radio Rock voltou a atuar no FM. Antes somente era possível acompanha via Web Radio, nesse período as rádios só serviam para ouvir os programas de mesa redonda de futebol e os de notícias, pois as músicas desse período eram muito Pop, sem novidades e os programas de qualidade estava aos poucos sendo cancelado, assim comecei a procurar alternativas e descobri os Podcasts.

Como Podcast é um arquivo de áudio, que é disponibilizado pela maioria dos sites quinzenalmente, chega uma hora que você começa a perder o controle, mas existe uma solução para quem usa Android que é o Podcast Addict, ele baixa os feeds e caso tenha o arquivo de áudio é possível ouvir diretamente dele ou marcar para download e ouvir a qualquer momento.

Podcast Addict

Podcast Addict

Mas o que chama mais a atenção desse app é a possibilidade de baixar todo novo áudio de um site especifico automaticamente, isso resolve um problema que existes em alguns sites que não aceitam Streaming  ou as vezes não suportarão o volume de download, assim cortando o Streaming todo hora.

Fiz uma pequena lista com os mais populares feeds de podcast da podosfera:

Deixei a lista com os links para que posso ser ouvido direto do navegador a fim de degustar antes de viciar nesse mundo.

Aproveitando essa deixa vou falar de outro recurso bacana que é o busca de podcast, que é fantástico, pois tem como configurar para busca em um pais especifico, assim ficando fácil de localizar um podcast especifico ou achar um novo, pois ele localiza pela palavra digitada, assim recomento buscar os podcast pelo nome, pois pode parecer outros interessantes no resultado da pesquisa.

O Podcast Addict é exclusivo para Android, mas para quem usa iOS, basta adicionar os feeds ao iTunes, que se encarrega do resto e ainda deixa a opção de avaliar o Podcast, mas existe um outro player alternativo que ajuda a entender sobre o assunto tratado no podcast para entender melhor entre no site do WeCastApp (Em breve no Android).

Feedly – Leitor de RSS

Há um bom tempo tenho acompanhado muitos sites em uma unica página, isso tudo graças a tecnologia de RSS, implementada em todos os sites que costumo frequentar, e ao Google Reader, que infelizmente será descontinuado pelo Google no dia 1º de julho de 2013.

Google Reader

Google Reader

Esse é o motivo deste post, falar sobre uma alternativa a esse serviço que irá fazer uma baita falta, pera lá, nem tanto assim, o Feedly apareceu como a melhor alternativa dentre as varias que surgiram após o anuncio do Google e supre todas as necessidades de um bom leitor de RSS e ainda possuí APP para Android e iOS.

Feedly Multiplataforma

Feedly Multiplataforma

Uma das vantagens desse leitor, consiste em usar o login do próprio Google para acessar e depois de logado, já busca efetuar a importação sem a necessidade de baixar o arquivo de backup do Google Reader e efetuar a importação manualmente, agilizando a migração e tirando a sensação de estar começando tudo do zero, pois importa até as TAGs usadas para organizar os seus Feeds.

Como o Feedly tem por objetivo ser o seu Leitor principal de RSS, ele já possui diversos novos recursos como customização de tema, basta procurar no menu pelo link “Themes”, também a possibilidade de ler Mensagens do Twitter e do Facebook, basta ativar o recurso na “Preferences”, e o melhor recurso que todo leitor tem que ter é a opção de compartilhar com redes sociais com maior influencia mercado, coisa que tinha sumido no Google Reader por culpa do Google+.

Feedly RSS

Feedly RSS

Mas como nem tudo são flores o Feedly ainda não possui suporte ao idioma Português, mas se já estava acostumado com o Google Reader, isso com certeza não será o impedimento, pois a disposição das coisas é muito similar e como está sendo atualizado constantemente , é possível que em pouco tempo tenha suporte a mais idiomas.

Assim recomendo o Feedly como o seu leitor principal de RSS, pois possuí APPs para os principais S.O. do mercado e para quem usa o Chrome, ele tem o recurso de adicionar o site a sua lista de RSS com um clique sobre o ícone com o formato do logo, que fica próximo ao Rodapé para quem instalou o Plugin dele.

Aproveite e adicione o feed do Redcore a sua lista de RSS, fica a dica!!

SQL Complete – Plugin do SQL Server Management Studio que auxilia no desenvolvimento

Logo nos primeiros dias como desenvolvedor profissional tive que aprender como funcionava a estrutura de banco de dados de uma aplicação baseada em procedures, assim tive uma enorme dificuldade em me adaptar aquela estrutura com os recursos que o SQL Server Management Studio possuí.

Para facilitar a minha adaptação naquela estrutura encontrei o SQL Complete  (devart.com), plugin para o SQL Server Management Studio e também para o Visual Studio, com ele ganhei um aumento na produtividade, pois possui um excelente Intellisense que sugere tabelas, campos, comandos TSQL e muitos mais.

Exemplo do SQL Complete

SQL Complete no SQL Server Management Studio

Mas o que facilitou em muito na minha adaptação foi o recurso que faz muita falta no SQL Server Management Studio que é o endentamento automático, que nesse plugin tem e é todo configurável, assim acabou aquele negocio que cada desenvolvedor escreve e endenta da sua forma facilitando na leitura das procedures.

SQL Complete Configuração

Painel de Configuração

Assim posso dizer que esse plugin é indispensável para todo desenvolvedor de bando de dados MSSQL e é possível baixar uma verão Express grátis.

Caso queiram comentar, não hesitem, pois é dessa maneira que um blog cresce com qualidade.

Evernote – Suas anotações em todos os lugares

Quando compre meu Tablet, tive uma enorme dificuldade de gerenciar as minha anotações com os aplicativos disponíveis nele. Com isso, logo fui pesquisar na loja online do Android uma melhor opção.

Encontrei o Evernote que possuí uma bela interface e muitos recursos de anotações. Entre  os recursos estão a possibilidade de adicionar imagens e áudio nas anotações, muito útil em reuniões.

Evernote UI

Evernote Interface para tablet Android

Mas o que realmente me chamou atenção, foi a possibilidade de poder gerencia as minha anotações em qualquer lugar, pois todas as anotações são sincronizadas para a minha conta do Evernote, deixando assim as minha anotações nas nuvens. De qualquer navegador tenho acesso ao Evernote, sendo possível gerenciar as minhas anotações igual gerencio no Tablet.

Evernote UI Web

Evernote Interface Web

O principal uso na época era para a faculdade, assim separava as anotações em cadernos que tinham os nomes das matérias que eu estava cursando. Hoje já uso muito em reuniões, pois como todas anotação estão online, assim não perco mais as anotações que ficavam espalhadas na minha mesa.

O Evernote (evernote.com) tem um plano básico que é sem cobrança, após um determinado numero de dados armazenados, existe a possibilidade de adquirir um plano com maior capacidade, assim recomendo o uso, mas após um período, recomendo a limpeza dos dados, deixando somente o importante.

Arduino – Construa o seu robo com esse Open Hardware

A alguns meses atrás no trabalho, me mostraram uma plaquinha azul com um sensor de temperatura para medir o ambiente de trabalho que estava oscilando de mais.

Arduino

Arduino Uno R3 Frente e Verso

Após entender que a plaquinha azul se tratava de um Arduino, vi que o mesmo é um open hardware, feito para prototipagem eletrônica e com interface USB para gravar a programação feita em uma IDE Open Source do próprio Arduino.

Arduino com sensor

Arduino com sensor de Temperatura

O Arduino é muito utilizado para construção de robôs em universidades, é possível encontrar em algumas lojas o kit completo para essa finalidade. Mas por se tratar de um open hardware, existe outros componentes para outras finalidades, como automação residencial.

Após ver inúmeras possibilidades de uso do arduino, decidi comprar um Arduino Uno em uma loja Online Brasileira, somente por causa do tempo de entrega que é menor do que a compra no exterior.

Com a chegada do Arduino, logo baixei a IDE de programação que usa a sintaxe do Java e instalei o driver necessário para que o programa encontre quando plugado no USB.

Arduino IDE

Arduino IDE

Para iniciar os testes segui os exemplos do site do Arduino (www.arduino.cc). Recomendo começar com o exemplo de piscar a LED da placa (Blink), que é ótimo para saber se a mesma está OK.

Depois de alguns meses comprando componentes e mexendo bastante, posso dizer que é viciante e recomento muito para quem gosta de tecnologia. E por se tratar de um Open Hardware, existe inúmeros sites que vendem em versões próprias – eu recomento procurar a versão Italiana que é produzida pelo Arduino, pois tem os componentes de maior qualidade.

ReSharper – Plugin do Visual Studio que auxilia no desenvolvimento

Esse ano decidi aprender a desenvolver em MVC Asp.net profissionalmente, apesar de ter estudado um pouco e conhecer bem o Asp.net com C#, me vi iniciando em um novo mundo.

Assim, decidi instalar o ReSharper (http://www.jetbrains.com/resharper/), um plugin do visual studio que auxilia no desenvolvimento, aumentando a sua produtividade.

Uma das coisas que chama atenção no ReSharper, são as sugestões de manter a codificação sempre nas melhores praticas da linguagem escolhida,  como no exemplo abaixo, que mostra o aviso de uma variável em C# onde  é recomendado que a primeira letra seja em caixa baixa e caso seja a junção de uma ou mais palavras, elas iniciarão com primeira letra em caixa alta.

ReSharper boas particas

Exemplo de boas praticas

Outro recurso bacana é a validação se uma View existe, isso é muito útil no MVC.

Verifica se a View existe.

Verifica se a View existe.

Mas existem outras coisas nesse plugin que vale a pena, como o intellisense aprimorado e outras funções avançadas, assim recomendo e muito a instalação do mesmo por 30 dias como teste, principalmente, para aqueles que estão começando a se aventurar no desenvolvimento com Visual Studio, que possivelmente irão ter uma curva de aprendizado alta com a utilização desse plugin.

AIDA

AIDE – Desenvolva para Android usando dispositivos com Android!?

Hoje vi algo muito interessante, o app AIDE do Android, nele é possível, fazer aplicações , compilar  e executar  e gerar APK (Atualização: A partir da 1.0.1, somente na versão paga).

AIDA - Compilando

AIDA – Compilando

Ainda tem mais, essa IDE tem autocomplete com link de ajuda, que aponta para o site de referencia do Android.

AIDA

AIDA – Autocompletar

 

Fiz alguns teste no meu table XOOM e realmente a IDE para iniciantes é simples de mexer, sendo free é bem completo. Para instalar basta ter um dispositivo com o Android 2.2 ou superior.

Caso queiram comentar, não hesitem, pois é dessa maneira que um blog cresce com qualidade.

 

First!

Bem-vindo ao Blog Redcore!

Meu nome é André Pedro e volto finalmente a escrever em um blog, devo ter parado há uns 5 anos, mas esse terá – vida longa “V”, digo isso, pois estou há um bom tempo me motivando a escrever e agora que estou terminando a graduação em bacharelado em sistemas de informação, assim terei tempo para me dedicar a escrever no blog.

No blog devo abordar temas relacionados com programação e tecnologia. Na programação, devo falar mais sobre a plataforma .Net a qual estou a um bom tempo desenvolvendo soluções, já em tecnologia, devo comentar soluções que ajudam no dia a dia, além de apps do Android que andam me agradando.

Caso queiram comentar, não hesitem, pois é dessa maneira que um blog cresce com qualidade.