A alguns meses atrás no trabalho, me mostraram uma plaquinha azul com um sensor de temperatura para medir o ambiente de trabalho que estava oscilando de mais.

Após entender que a plaquinha azul se tratava de um Arduino, vi que o mesmo é um open hardware, feito para prototipagem eletrônica e com interface USB para gravar a programação feita em uma IDE Open Source do próprio Arduino.

O Arduino é muito utilizado para construção de robôs em universidades, é possível encontrar em algumas lojas o kit completo para essa finalidade. Mas por se tratar de um open hardware, existe outros componentes para outras finalidades, como automação residencial.
Após ver inúmeras possibilidades de uso do arduino, decidi comprar um Arduino Uno em uma loja Online Brasileira, somente por causa do tempo de entrega que é menor do que a compra no exterior.
Com a chegada do Arduino, logo baixei a IDE de programação que usa a sintaxe do Java e instalei o driver necessário para que o programa encontre quando plugado no USB.

Para iniciar os testes segui os exemplos do site do Arduino (www.arduino.cc). Recomendo começar com o exemplo de piscar a LED da placa (Blink), que é ótimo para saber se a mesma está OK.
Depois de alguns meses comprando componentes e mexendo bastante, posso dizer que é viciante e recomento muito para quem gosta de tecnologia. E por se tratar de um Open Hardware, existe inúmeros sites que vendem em versões próprias – eu recomento procurar a versão Italiana que é produzida pelo Arduino, pois tem os componentes de maior qualidade.